quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O QUE FAZER QUANDO O INESPERADO ACONTECE?

O que Fazer quando o inesperado acontece?
Por. Ev. Edson Teixeira.


I Samuel 30: 1 a 4

O que fazer quando o inesperado acontece? Você sente uma dorzinha, vai ao médico e recebe a notícia de uma séria doença. Ou você vai ao trabalho e recebe a informação do patrão que você não é mais necessário naquela empresa. Quando você casa, não faz isso pensando no divórcio, quando compra um carro nunca pensa vou enfiar no 1º poste. Essas coisas nos pegam de surpresa. Geralmente não estamos preparados para isso.

A bíblia nos ensina como reagir quando o inesperado acontece.

A 1º coisa é reconhecer que você tem um problema.

Davi estava dando um apoio para o Rei Aquis, mas os Filisteus pediram para o Rei Aquis dispensar Davi, pois não confiavam nele. I Samuel 29:8 e 9.
Davi deixou a cidade de Ziclaque apenas com as Mulheres e crianças, não tinha nenhum homem, soldado para proteger a cidade. Na mente de Davi a cidade não seria atacada, isso jamais poderia acontecer. Nunca passou pela cabeça de Davi esta hipótese. Quantas áreas de nossa vida a gente não põe proteção. Achamos que as coisas só acontecem com os outros.
Esse é o 1º Segredo, isso vai contra muitas pregações que ouvimos principalmente pela televisão. Davi chora, Davi reconhece que tem um problema. A verdadeira fé não nega a realidade, mas reconhece as circunstâncias e corre para os braços do pai celestial que pode restaurar aquela situação.
Davi Chorou, Abraão o pai da fé Chorou quando sara morreu em Gênesis 23:1, Jesus chorou a morte do amigo. Porque eu não vou chorar? Quem disse que crente não chora? Isso não é evangelho, devemos chorar diante daquele que é poderoso para secar nossas lágrimas e restaurar a nossa sorte. Chorar não é sinal de fraqueza.

2º quando o inesperado acontece você precisa identificar quem é o inimigo certo. Vers. 6

O povo achava que Davi era o culpado por tudo aquilo. É sempre assim, temos que achar um culpado. A nossa luta não é contra a carne ou contra o sangue, diz a palavra.
Certa mulher pediu para um pastor orar pelo seu esposo, pois este não se convertia, mesmo ela sempre falando de Jesus para ele nada mudava. Então o pastor falou. Mulher pare de falar de Jesus para o seu marido, fale do seu marido para Jesus.
Ou seja, identificar o inimigo é importante se não ficamos atirando no alvo errado, perdendo tempo e força. Davi ora e pedi direção a Deus para ir em busca do inimigo.
3º Final do Vers. 6 – Davi se reanimou.

Davi conseguiu se reanimar quando todos queriam apedrejá-lo. Reanimar significa receber de novo o animo. A palavra animo vem de sopro, vem de Vento, Espírito. Quem estuda teologia sabe que a doutrina do Espírito Santo é a Pneumatologia. No Grego sopro é pneuma. Quando Deus criou Adão Ele soprou em Adão. (Pneuma).
Quando Davi se reanimou foi o pneuma de Deus. Por que você acha que o pneu dos carros se chama pneu.
Carro com pneu furado não anda normal, em outras palavras o pneu de Davi estava furado e ele passou na borracharia de Deus. Tem muita gente precisando passar na borracharia de Deus, pois esta com o pneu furado.
Reanime-se meu irmão, esta batalha não é sua, ela é do Senhor dos exércitos e Ele nunca perde uma batalha.

4º No Vers. 9 – Davi partiu e no vers. 10 – Davi Perseguiu.

Davi consultou a Deus se devia seguir, atacar. Deus falou que sim então Davi agiu, ele não ficou esperando. Deus prometeu diversas benção pra um monte de gente, mas elas não receberão se ficarem paradas esperando. Quando você paga o preço, Deus responde sua oração.
Deus fez uma promessa para um irmão. "Meu servo você será missionário na Espanha." Ele ficou feliz, um ano se passou e nada aconteceu. Então sem muita esperança fala ao Pastor de sua situação. O Pastor pergunta: Neste período de um ano você procurou aprender a língua espanhola. Não ele respondeu. Meu filho, Deus te prometeu ser missionário na Espanha o mínimo que você deveria fazer é estudar espanhol.
Você está entendendo?

5º Vers. 11 No momento do inesperado Deus sempre levantará alguém para te ajudar.

O exército que atacou Ziclaque durante a fuga abandonou um soldado que estava doente. Ele ficou lá estirado. Quando Davi saiu sem direção para encontrar exército, quem ele encontra o soldado quase morto. Davi manda dar comida para ele, e diante da promessa de não matá-lo o soldado mostra a direção certa que Davi deveria seguir.
Você nunca ficará abandonado, este egípcio não servia para nada para os amalequitas, mas foi o homem que Deus preparou para ajudar a Davi.
Deus vai levantar alguém para te ajudar, mas fique atento pode ser que seja seu inimigo, e ainda esteja quase morto precisando que você cuide dele primeiro.

6º Davi recuperou tudo. Vers. 18 e 19

Eu creio que será assim também conosco. Deus vai restituir tudo o que você perdeu em nome de Jesus.



Mensagem ministrada no culto de libertação no TBC vila Jacuí.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Ressuscitando a vida na Família


Ressuscitando a vida na Família.
A viúva de naim.
Texto – Lucas 7: 11 a 17


Perder um filho é muito triste, não há o que falar neste momento. A mulher que já era viúva agora perde o filho, o único filho. A família agora se desestrutura de vez. A única esperança de manter o nome de seu marido, manter a descendência estava morta. E ainda aquele que podia trazer o sustento para a família sendo o homem da casa desde a morte do seu pai. E o texto diz que uma multidão seguia a mulher que ia enterrar o filho. No caminho ela encontra-se com Jesus, o qual também tinha uma multidão o seguindo.
A multidão que seguia a mulher estava marcada pela tristeza daquela mulher, a multidão que seguia a Jesus estava marcada pela alegria, pois eles haviam acabado de receber a notícia de que o servo do centurião fora curado através da ordem de Jesus. Lucas 7: 8 à 10.
A multidão de Jesus que tinha alegria e esperança encontra-se com a outra multidão que tinha tristeza e luto. Jesus então quando vê aquela mulher “para” por causa do seu choro.
Podemos aprender aqui que é mais fácil parar a Jesus com o nosso choro e clamor do que com o louvor. Várias vezes Jesus rejeitou o Louvor. O Jovem rico um dia disse. “Bom mestre” Jesus rejeitou. Nicodemos disse. “Sabemos que é mestre vindo da parte de Deus” Jesus não recebeu este louvor. Mas Jesus sempre parou diante das lágrimas e da dor de alguém. Lembram-se da mulher do fluxo de sangue, uma multidão gritando e exaltando a Jesus, mas quando a mulher o tocou Ele parou.
Jesus diz para a Viúva que perdeu o filho. “Não chores”. É incrível, como dizer isso, parece que não havia o que falar, e então Jesus disse isso mesmo.
Mas foi para isso que Jesus veio. Para nos dizer não chores. Jesus encontra-se com a multidão da morte, Ele atravessou o caminho da morte. O milagre aconteceu, o menino foi ressuscitado e Jesus o entregou a sua mãe.
A esperança daquela viúva voltou agora ela tinha alguém para cuidar dela e alguém para ela cuidar. Este o motivo para o qual Deus quer nos dar vida. Cuidarmos de alguém e alguém cuidar de nós. Esta é razão da igreja, da família. Os milagres acontecem para que o corpo de Cristo seja edificado, a multidão da tristeza foi mudada e juntou-se a outra multidão, da alegria.

Adriano Bellini