terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Deixando a inutilidade para ser útil.

Deixando a inutilidade para ser útil.
Baseado no texto de Filemom 1:8 à 21.
Por: Adriano Bellini.

Filemom - Morava na cidade de Colosso, era um cristão e mantia uma congregação em sua própria residência (Fm 1.2). Sua condição financeira e social o permitia ter escravos. Nessa época era normal um homem rico ter escravos, e Filemom tinha os seus, apesar de ser cristão.

Onésimo - Um dos milhões de escravos no império Romano, ele fugiu do seu senhor, Filemom, depois de roubar-lhe dinheiro. Quando Onésimo chegou a Roma cruzou com Paulo, que o levou a fé em Cristo. (v.10). Agora como Cristão Onésimo se vê no dever de voltar ao seu senhor, Filemom, mas há um agravante, o castigo mais comum da época para escravos fugitivos era a morte.
Nos Vers. 10 e 11 Paulo pediu que Filemom recebesse de volta a Onésimo que outrora fora Inútil, mas agora é útil tanto para Paulo quanto para Filemom.
Veja que interessante que o nome Onésimo significa útil, proveitoso e Paulo faz um jogo de palavras com o nome de Onésimo.
Quando Onésimo encontrou-se com Paulo, Paulo apresentou o plano da salvação em Jesus a ele que se arrependeu de seus pecados e entregou a vida a Jesus.
Onésimo ao conhecer Jesus passou a fazer jus ao nome de útil e tornou-se de muita utilidade para Paulo e principalmente para o evangelho. Colossences 4:9

Muitas vezes nos consideramos inúteis e questionamos a Deus. Porque temos recebido algum dom se não temos onde mostrar, onde usar?
Vejamos José do Egito ele poderia ter pensado é inútil eu ter o dom de interpretar sonhos aqui na prisão, ninguém sabe sobre esse dom e serei condenado à morte aqui nesta prisão. No entanto José se manteve firme na fé e Deus o honrou e José tornou-se o maior governador da história do Egito, e naquela época, o mundo inteiro, se quisesse alimentar-se tinha que vir até o Egito e contar com a graça e compaixão de José. José saiu da inutilidade da prisão para se tornar útil e proveitoso na direção de Deus.

Moises poderia pensar que foi inútil Deus tê-lo poupado e feito com que ele fosse criado pela filha de Faraó, teve tudo de bom, aprendeu com os melhores professores, comeu as melhores comidas. Mas agora Moises estava destinado a passar o resto de sua vida cuidando do rebanho de seu sogro Jetro, um homem adestrado para guerra, conhecia todas as espécies de armas, terminar a vida cuidando de ovelhas. Foi tudo inútil o que Deus fez com ele. Moisés poderia ter pensado assim, mas em Êxodo três um anjo apareceu a Moises e disse. Eis que vi a aflição do meu povo e te escolhi para que vás diante de Faraó e diga que o “Eu sou o que Sou me enviou para livrar o seu povo da escravidão” e Moises foi o grande libertador de Israel, simbolizando o próprio Jesus . Moises deixou a inutilidade de homem tão adestrado que apenas apascentava rebanhos dos outros para a útil missão de libertar e liderar o povo escolhido de Deus.

Davi - apascentava as ovelhas do seu pai, quantas canções ele escreveu, era dotado de uma força sobrenatural dada por Deus, matava os ursos e leões que ousavam tocar nas ovelhas de seu pai, era um eximiu atirador. Davi poderia ter pensado é inútil tudo isso, somente eu, Deus e as ovelhas sabemos destas habilidades que Deus me deu. Mas o tempo chegou e Davi foi colocado diante do mais terrível inimigo de Israel, o gigante Golias, e Davi usou todas as habilidades que Deus lhe deu e derrotou Golias. Hoje muitas das canções que cantamos foram inspiradas nos Salmos de Davi, e o próprio Deus deu testemunho de Davi, como o homem segundo o coração de Deus. Davi poderia ter achado inúteis todos os seus dons, mas, esperou o tempo de Deus para expor tudo o que sabia.
Eu e você temos recebido dons de Deus e certamente já pensamos, estamos pensando ou até poderemos pensar. Pra que? É inútil ter este dom se não tenho oportunidade, se não tenho dinheiro, se sou tímido e outras coisas.
Onésimo de um simples escravo fugitivo tornou-se a voz de Paulo, imagine as belas cartas de Paulo, todo o ensinamento que ele escreveu se não existisse Onésimo. Paulo escrevia as cartas na Prisão e as entregava nas mãos de Onésimo, que as levava aos seus destinatários. O reino de Deus é assim, ninguém faz nada sozinho, ninguém deve pensar que é melhor, por que os nossos dons se complementam. Sem Onésimo as cartas de Paulo seriam apenas cartas comuns, mas Deus levantou Onésimo e por causa disso essas são e continuarão sendo fonte de estudo e ensino da igreja do Senhor.
Deixe a inutilidade e venha ser útil no reino de Deus Também.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Vivendo na Direção do Espírito Santo de Deus.

Vivendo na Direção do Espírito Santo de Deus.
Por: Adriano Bellini

Texto Genesis 21: 9 à 14.


Todos conhecemos bem a história de Abraão. Sua esposa não podia ter filhos, Abraão tinha uma ansiedade, um sonho, mais do que isso ele tinha uma promessa vinda de Deus – Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma benção. Gênesis 12: 1 e 2.
Mas parte desta promessa não parecia possível de concretizar-se. Abraão e Sara já estavam velhos, além disso, Sara era estéril
A promessa dizia que Abraão seria abençoado – Genesis 13:2 diz Abrão era muito rico, possuía gado, prata e ouro.
A promessa dizia que Abraão teria o nome engrandecido – O sobrinho de Abrão foi capturado por soldados de Sodoma e Gomorra, a bíblia diz que Abrão com 318 homens mais capacitados feriu-os e os perseguiu e trouxe de volta o seu sobrinho. Depois disso Melquisedeque, rei de Salém abençoou a Abrão. Genesis 14:19.
Tudo o que Deus prometeu a Abraão estava acontecendo, mas faltava o que ele mais queria.
O dinheiro, o nome famoso eram boas coisas, mas o que ele mais queria era um descendente. No capitulo 15 vers. 2 Abraão chega a sugerir a Deus que ele Abraão poderia adotar o jovem nascido em suas terras chamado Eliezer. Mas Deus lhe garante que o herdeiro de Abraão seria seu próprio filho.
Toda a riqueza, o nome reconhecido de Abraão não consolava e nem alegrava o seu coração. Sara vendo isso sugere a Abraão que tomasse a escrava egípcia como mulher, e Abraão procede desta maneira.
Quando Agar deu um filho a Abraão ele estava com 86 anos. Somente quando Abraão tinha 100 anos Sara deu a luz a Isaque. Genesis 21:5
Isaque cresceu e certo dia Sara vê o filhos de Hagar a escrava zombando de Isaque. Isto enfurece o seu coração e ela pedi para Abraão mandar embora aquela mulher e seu filho. Mas isso parece mal aos olhos de Abrão, mas o próprio Deus confirma a Abrão que deveria ouvir sua esposa Sara.
Por que Deus mandou Abraão despedir seu filho com a escrava? Por que Ismael não foi gerado na direção do Espírito.
Isaque era o filho gerado na direção de Deus e Ismael era o filho gerado na direção da carne Gálatas 4: 22 e 23
Nossa vida constantemente exige que tomemos decisões importantes e como Abraão e Sara muitas vezes tomamos decisões na carne, e as conseqüências são terríveis. Sofremos, fazemos outros sofrerem. Decidimos mudar de igreja, separar do esposo ou esposa, ter filhos, pedir a conta no trabalho, casar não casar tantas coisas decidimos sem consultar a vontade Deus. Aquele há quem um dia dissemos que entregamos o controle da nossa vida. Será que realmente entregamos?
Deus esta nos mandando separar as coisas da carne da nossa vida e mandarmos embora.

Quais são as obras da carne? Gálatas 5:19 à 21
Quais são as obras do Espírito? Gálatas 5: 22 à 26.

Hoje nos é proposto duas maneiras de se viver. Na Carne ou no Espírito. Paulo escolheu a dele Gálatas 2: 19 e 20. E você, qual é a sua decisão?