segunda-feira, 13 de abril de 2009


Resgatando a Aliança


Por: Adriano Bellini


II Reis 6: 1 à 7
1 E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito.
2 Vamos, pois, até ao Jordão e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar para habitar. E disse ele: Ide.
3 E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei.
4 E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira.
5 E sucedeu que, derrubando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor! ele era emprestado.
6 E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro.
7 E disse: Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e o tomou.



O Lugar onde os profetas se reunião estava pequeno, os profetas foram até Eliseu. Vers. 2
Vamos até o Jordão, e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga.
O 1º ensinamento que gostaria de destacar é que o pedido foi para que todos trabalhassem em conjunto. Fazendo ênfase a unidade. Efésios 5:19 à 21, Gálatas 5: 13 à 15.
A 2º lição que podemos extrair deste texto é a importância de estar debaixo de um governo, uma liderança. No vers. 3 os profetas pedem para Eliseu ir com eles. Romanos 13: 1 e 2
Durante o trabalho um dos profetas que estava derrubando a arvore gritou. “Aí meu Senhor. Era emprestado.”


Vamos falar de três tipos de pessoas. 1º quero deixar claro que o machado representa a palavra de Deus. Mateus 3:10
tipo é aquele que só tem o cabo do machado. Existem pessoas que querem fazer a obra de Deus sem Jesus, João 15:15. Sem mim nada podeis fazer. Muitos estão deixando Jesus de lado e criando falsos deuses. Somente em Jesus os frutos permanecem. Não se pode substituir Jesus, Ele é o Alfa e o ômega.
Existem pessoas que tomaram o machado emprestado. Atos 19: 13 à 16.
Lembram-se desta situação. Em nome de Jesus a quem Paulo serve eu te expulso demônio. Muitos estão vivendo com o machado emprestado. Deus falou com o pastor, com o presbítero, com a irmã. E com você? Deus quer falar com você também.
Existem pessoas que perderam o machado – a aliança com Deus – Juízes 16: 15 à 22
Agora o que fazer se estou em alguma destas situações.
Elizeu perguntou. Onde Caiu? Todos nós sabemos onde caímos. A bíblia diz. Há esperança para o ferido, ainda que a raiz esteja seca, ao cheiro das águas brotara.
A história de Sansão diz que o cabelo voltou a crescer. Elizeu jogou uma madeira e o machado flutuou. A madeira representa a cruz. Devemos tomar a nossa cruz, negar a nós mesmos e seguí-lo.