quarta-feira, 13 de abril de 2011

Aliança e Ordem o que escolher?



Josué capitulo 9.

A fama dos Israelitas se espalhava pela terra, Josué e o exército de Israel acabará de conquistar Jericó.
Deus havia dado uma ordem a Josué, "destrua, conquiste todos os povos pela qual o Senhor te der", até então era o que Josué estava fazendo. Mas o povo gentil muito inteligente, sabendo de como Deus estava agindo a favor de Israel, teve uma idéia brilhante para escapar das mãos de Josué.
Eles vestiram-se de roupas e sapatos velhos, pegaram paes velhos e quando Josué e o exército de Israel os encontraram no caminho eles disseram. "Somos um povo de muito longe,nós ouvimos a sua fama, e como Deus tem garantido a vitória de vocês contra todos os inimigos e viemos para te servir. Veja nossas roupas, veja este pão, estava fresquinho quando saímos, agora esta velho.
Josué caiu direitinho neste golpe, e em vez de obedecer a Deus e destruí-los e conquistá-los, Josué fez uma aliança com este povo. Jurou não destruí-los em troca do serviço deles.Três dias depois ele descobriu que era tudo mentira, que este povo não era de longe, então quiseram destruí-los mas Josué sabiamente impediu. Agora temos uma aliança com este povo, a aliança não pode ser quebrada.
Que interessante isso. Diante de Josué havia duas direções.

1º Uma ordem de Deus - Destrua os povos que passarem por você;
2º Uma aliança feita entre homens.


Josué escolhe por preservar a aliança, entre uma ordem de Deus e uma aliança entre homens, ele escolhe a aliança.

Agora você deve estar pensando: Deus deve ter ficado muito bravo com Josué. Provávelmente Deus tenha aniquilado Josué. Mas não, Deus não ficou Bravo com Josué por ter optado pela aliança. Deus não se agrada com a desobediencia, mas se Josué tivesse destruído os Gibeonitas, depois da aliança, ele estaria desobedecendo a Deus novamente e provocando a ira do Senhor.
Deus tem prazer quando honramos a nossa palavra, Ele é glorificado quando cumprimos nossos votos e quando preservamos as alianças, custe o que custar.
Por isso meu irmão fortaleça-se no Senhor, lute por suas alianças. Veja que os anos passaram e Saul já reinava e ele não preservou a aliança, matou gente dos gibeonitas, e agora havia um período de fome e miséria, então, Davi Consulta ao Senhor. "Porque estamos passando por isso?" E a resposta foi, Saul quebrou a aliança e matou gente dos Gibeinitas. Davi procura os gibeonitas e pergunta, o que podemos fazer para reparar o nosso erro? Então os Gibeonitas exigem 7 filhos de Saul para matarem, e assim fez Davi.

Aliança quebrada, violada produz tempo de escasses, veja como custa caro quebrar uma aliança. É assim quando abrimos mão do casamento, tem um preço caríssimo a ser pago.

Honre ao Senhor nosso Deus, que é um Deus de pactos,sendo fiel as suas alianças.

Fique com Deus e até breve. Compartilhe esta mensagem e discutas com os amigos creio que Deus apronfundará mais grandes revelações em vossos corações.


Adriano Bellini