quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

É Natal


É Natal!
Por Paulo de Tarso



Durante todo o ano falamos bastante sobre dinheiro e como melhor lidar com ele. Agora estamos na reta final para o início de um novo ano. É natal, uma data bem especial na qual se comemora o nascimento do menino Jesus. Embora muitos não se dêem conta do verdadeiro sentido do natal, mesmo assim há um clima diferente no ar e bem propício para reflexão sobre a vida.

Ainda ontem recebi uma ligação de uma jornalista que estava entrevistando pessoas para saber a opinião delas sobre qual seria a reação de Jesus se ele voltasse justamente agora e visse o quadro da humanidade neste exato momento. Bem, embora não saibamos com certeza se Jesus virá ainda neste fim de ano, sabemos que Ele sabe exatamente tudo o que ocorre por aqui. Assim resolvi compartilhar com você alguns dos pensamentos do aniversariante quando o assunto é dinheiro.

A vida de um homem não consiste na quantidade de seus bens
“Então (Jesus) lhes disse: “Cuidado”! “Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”. Então lhes contou esta parábola: “A terra de certo homem rico produziu muito”. Ele pensou consigo mesmo: 'O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita'. “Então disse: ‘Já sei o que vou fazer”. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se. "Contudo, Deus lhe disse: 'Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?' "Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus"

Muitas pessoas pensam que aquilo que possuem é mais importante do que aquilo que são, e até mesmo o que são é ditado pelo que possuem. Ledo engano. Neste natal, não seja como este homem rico avarento sobre o qual poderíamos fazer o seguinte comentário: “Ele é tão pobre, mas tão pobre que tudo o que possui é apenas dinheiro”.

Somos mais felizes quando damos do que quando recebemos
Uma das coisas boas do Natal é este espírito de presentear, de esquecermos um pouco pelo menos de nós mesmos e direcionarmos nosso pensamento para as pessoas com as quais nos relacionamos. Paulo, o apóstolo nos fala desse espírito de doação que sempre caracterizou a pessoa de Jesus. Ele nos contou isso da seguinte forma: “Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.” E o próprio Paulo fez a seguinte declaração: “Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: "Há maior felicidade em dar do que em receber". Neste natal compartilhe, lembre-se dos mais necessitados que você e faça deste hábito uma característica marcante de sua personalidade para toda a sua vida. As pessoas verdadeiramente ricas que passaram pela humanidade sempre tiveram o coração voltado para doar.

Ter muito ou pouco dinheiro, mas não ter Deus, é trágico.
Em minha opinião, o pensamento mais contundente de Jesus sobre o dinheiro é este, dito com suas próprias palavras: “Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me." Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará. Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma?” Para Jesus nenhuma quantidade de dinheiro substitui um relacionamento pessoal com Deus. Mas o homem que estabelece um relacionamento com Deus torna-se sábio o suficiente para alcançar a vida eterna como também para usar o dinheiro de forma apropriada. Neste natal, se ainda não o fez, recupere a maior dádiva, a dádiva da vida, da vida com Deus.
Feliz Natal!

Paulo de Tarso é engenheiro civil e mestre em teologia. É o idealizador e organizador do Site, Palestra e Seminário Finanças para a Vida e do Projeto Educação Financeira para Todos (paulodetarso@financasparaavida.com.br)

Extraído do site - http://www.financasparaavida.com.br