segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A Família Modelo.


A família modelo
Pr. Carlos Alberto Bezerra

Reflexão: Lucas 2:39-40Salmo 127 e 128

Deus é um Deus de alianças. Em toda a Escritura Deus fez sempre alianças com famílias (Gênesis 12:1-3; 18:18-19). A intenção era que as crianças incluídas nesse pacto fossem instruídas e criadas na “disciplina e admoestação do Senhor” e, dessa forma, fossem despertadas para amá-lo e servi-lo.
O projeto de Deus para a família era que o lar se tornasse um instrumento de preparação para a manifestação completa da Graça de Deus. Provérbios 22:6 – “Ensina a criança”.

O MODELO PERFEITO: O LAR DE JESUS
Deus instituiu a família para expressar nesse mundo Sua imagem (Caráter e Amor). Quando enviou Seu Filho a este mundo, não suspendeu nem violou nenhuma lei do crescimento e desenvolvimento humano.


Filipenses 2:6-8 – Descrição do esvaziamento e humilhação sofridos por Jesus quando abriu mão da glória e igualdade divina. Porém, não abriu mão da necessidade de um lar humano em que pai e mãe possuíssem as qualidades para a boa paternidade.


Lucas 1:26-55 – Maria é a expressão de uma mulher de piedade, santidade e obediência a Deus.


Mateus 1:18-25 – José é um homem reto, íntegro, constante e obediente a Deus. Formavam um casal que dava prioridade aos valores espirituais.


Lucas 2:40 – Aqui está o resultado natural de um lar assim constituído. Jesus encontrou sua identidade, segurança e autoestima. Nos importantes anos de seu desenvolvimento, ele encontrou aceitação incondicional, cuidado físico e emocional, estabilidade, amor e disciplina. Isto é o resultado de PAIS de caráter piedoso que demonstram retidão, atenção amorosa, e bondade estável. As distorções desse padrão, no sentido da injustiça, instabilidade, falta de amor ou disciplina, causam terríveis problemas nos fundamentos da personalidade. Aqui se levantam barreiras para o entendimento futuro sobre a Graça de Deus, causando problemas espirituais e emocionais muito sérios que se manifestam ao longo da existência.


Lucas 2:22 – Jesus foi levado ao templo quando contava 40 dias de idade.


Lucas 2:39-40 – Deus manifestou sua Graça sustentadora através de seus pais nos primeiros anos de seu desenvolvimento.


Lucas 2:51-52 – Aqui temos os resultados quando Jesus tinha 12 anos de idade. Isto era o modelo e padrão para todos os pais no sentido de apresentarem a Deus e ao mundo seus filhos.
Extraído do Site -http://www.comuna.com.br (Mensagem do Pastor Carlos Alberto Bezerra)